Apex organiza Pavilhão Brasileiro na feira The Big 5 em Dubai

A Big 5 é o principal evento da construção civil e decoração do Oriente Médio



A Apex-Brasil, em parceria com a CCAB (Câmara de Comércio Arabe-Brasileira), organiza o Pavilhão Brasileiro na feira Big 5, que será realizada em Dubai, de 22 a 25 de novembro. O Pavilhão abrigará 30 empresas brasileiras. Podem participar fabricantes de materiais para construção e decoração, prestadores de serviços, empresas que elaboram projetos, construtoras e fabricantes de máquinas e equipamentos. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro. As empresas interessadas podem entrar em contato com a Agência ou com a Câmara Árabe (www.ccab.org.br).

Na última edição da feira, em 2009, a Big 5 recebeu quase 50 mil visitantes de mais de 50 países. A feira, que ocupa um espaço de 43 mil metros quadrados na capital dos Emirados Árabes Unidos, contou com 3143 expositores, de 71 países. As 27 empresas brasileiras que participaram do evento fecharam U S$ 12 milhões em negócios. Para 2010, a expectativa da Apex-Brasil e da CCAB é superar o valor obtido em 2009. Uma das razões é que os países da região estão retomando o crescimento, após a crise de 2009. Para 2010 estima-se que o PIB dos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, cresça mais de 4%, ou seja, acima da média mundial. Os países árabes de maneira geral deverão ter um crescimento médio além dos 5%, sendo fonte importante de novos investimentos globais.

A Apex-Brasil elaborou um Estudo sobre as oportunidades de negócios para as empresas brasileiras do setor no mercado árabe, que aponta grande potencial para incremento do relacionamento comercial. O Estudo apresenta oportunidades na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Bahrein, Omã e Egito. O trabalha destaca como segmentos promissores os de ferramentas; materiais elétricos e eletroeletrônicos; metais não ferrosos; obras de pedras e semelhantes; plásticos; produtos metalúrgicos; madeiras, cortiças e obras de trançaria; produtos cerâmicos e vidros.

Para Adalberto Schiehll, gestor de projetos da Apex-Brasil, os produtos brasileiros podem se destacar no mercado árabe. “Nossos produtos possuem o mesmo nível de qualidade e de preço dos concorrentes, mas podem se diferenciar com soluções mais criativas e modernas, o que está em sintonia com a proposta de vários países árabes que estão implantando cidades e bairros totalmente novos e contemporâneos”, comenta. Schiehll ressalta que a feira é uma oportunidade para que o Brasil aproveite melhor a demanda por produtos e serviços de casa e construção dos países árabes e lembra que “mesmo durante a crise financeira mundial, eles mantiveram seus gigantescos projetos na construção civil e infra-estrutura, envolvendo complexos turísticos e esportivos”.

Fonte: Apex